O aniversariante mais fofo do mundo!

O aniversariante mais fofo do mundo!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inserindo a mamadeira







Quem me conhece sabe como sou certinha e planejada. É claro que, sendo assim, quando o bebê completou 4 meses eu já comecei com os preparativos para voltar ao trabalho (que foi perto do dia em que ele completou 6 meses).

Naquela época, ele estava se alimentando exclusivamente com leite do peito. Então, a primeira coisa era tentar fazê-lo pegar a mamadeira, para que ele conseguisse se alimentar no berçário. Em segundo lugar estava encontrar um berçário, porque exige pesquisa para ver preço, localização, condições de higiene e cuidado com os bebês, etc. E, por último, eu teria que conhecer a rotina dos berçários para ver como seria a extensão do cardápio do Leozinho, porque eu já sabia que em berçário os bebês tomam suquinhos, comem frutas e papinhas salgadas. É muita coisa para pensar e o pior é que as coisas nem sempre saem como planejado, pois o bebê não costuma colaborar com o cronograma de atividades.

Pois bem, vamos à mamadeira. Como Leozinho estava sofrendo muito com as cólicas aos quatro meses, comecei a pesquisar qual mamadeira era a mais recomendada, para evitar que ele engolisse muito ar. Meu irmão, no chá de bebê do Léo, deu uma mamadeira da marca Dr. Brown, que tem um bico mais arredondado e grande, parecido com o seio. Ela tem também uma válvula anti-gás. Disseram que era a melhor para bebês que sofriam muito com cólicas. Como o bebê ficaria no berçário e teria que tomar suquinho e leite lá, comprei duas mamadeiras pequenas Dr Brown e mais uma grande, para que ele tivesse o mesmo par de mamadeiras em casa e no berçário. Gastei mais de R$ 100 nessas três mamadeiras, porque a marca é muito cara. Mas tudo bem, nessas horas o preço é o que menos importa, né? Bom, o próximo passo era tirar um pouco do meu leite para que ele tentasse pegar a mamadeira. Fiz isso durante alguns dias para ter um pequeno estoque e tentei dar a mamadeira para o pequeno. Adivinhe: ele de-tes-tou mamadeira. Não mamava de jeito nenhum!! Nem 10 ml.

Eu, desesperada, procurei a pediatra e ela me orientou a insistir, dizendo que ainda havia tempo e que era assim mesmo. Eu tinha outros tipos de mamadeiras que ganhei no chá de bebê, entre elas a Nuk tradicional com bico ortodôntico, uma das mais utilizadas. Ela falou para insistir na Dr. Brown mais um pouco e, se não desse certo, trocar para a Nuk. E outra dica importante: pedir para outra pessoa oferecer a mamadeira. O bebê sabe que a mãe tem leite no peito e não entende porque ela quer dar aquela coisa esquisita, com bico de plástico, ao invés de oferecer o peito. Eles ficam muito irritados – pelo menos o Leozinho ficava. Continuamos tentando, agora com o Clayton oferecendo a mamadeira, chegou a data de começar a ver os berçários e nada de evolução. E o meu cronograma começou a ir para o saco!

O tempo foi passando, tive que começar a experimentar o leite em pó (a pediatra recomendou o Aptamil da Danone) e a situação permanecia a mesma. Eu já havia iniciado a adaptação no berçário e as tias estavam apavoradas. Ele não pegava mamadeira nenhuma com leite nenhum (seja o meu ou o Aptamil). Toda hora de mamar, elas tentavam mamadeira e acabavam me ligando para ir dar o peito, porque se não o menino ia passar fome. Imaginem como ficou minha cabeça: o que eu iria fazer quando começasse a ir para SP trabalhar? Como eu iria dar o peito? O menino ia passar fome?

Tentamos todas as mamadeiras que eu tinha em casa. Acho que foram mais de seis tipos. Nada!

Depois do feriado de 15 de novembro nós fomos para Maringá visitar os meus pais. Levamos o leite em pó, mamadeira e tudo o mais para continuar tentando. Toda a parentada ficou passada com o jeito do Leozinho de mamar no peito (daquele jeito que já descrevi em outros posts) e mais passada ainda com a rejeição à mamadeira. No segundo dia de viagem todos já haviam tentado dar mamadeira para ele e estavam tão preocupados quanto eu com a minha volta ao trabalho. Minha avó até começou uma novena para o Leozinho.

Mas eis que em um almoço, uma prima, que também teve bebê (Matheus, com dois meses e meio a mais do que Leozinho – lindo de viver!) me contou de uma mamadeira da Nuk que é mais larga, tem bico ortodôntico, mas o bico é maior e mais arredondado, como o seio. Simultaneamente, minhas tias experimentaram o Aptamil e acharam muuuuito ruim. Eu também experimentei e achei horrível, mas fiquei pensando se o paladar do bebê não era diferente do meu. Teve um dia que pedi para experimentar todas as marcas do berçário: Nestogeno, Enphamil (ou algo parecido), Nan... De todas elas a que eu mais gostei foi o Nan, mas mantive o Aptamil mesmo assim. Só sei que no final das contas, saíram uma tia e a minha prima, para comprar Nan e a mamadeira da Nuk que elas falaram. Voltaram, fizemos a mamadeira e... nada. Leozinho não quis tomar nada!! Só que ele estava morrendo de sono.

De noite, pedi ao Clayton para tentar novamente a mamadeira nova com o Nan. No começo foi difícil, mas 20 minutos depois ele resolver pegar a mamadeira e mamou 30 ml!! Boas novas!! Será que agora acertamos??

Passei o dia seguinte na casa da minha mãe e pedi para ela tentar dar a mamadeira nova com o Nan. Aumentei para 60 ml a primeira mamadeira. Tomou tudo! Na segunda, aumentei para 90 ml. Mamou tudo e dormiu por duas horas seguidas! Na terceira, aumentei para 120 ml e ele mamou tudo!! Vivaaaaaa!

Daí para frente foi tudo bem! Ele foi aumentando de pouquinho em pouquinho e hoje chega a tomar 210 ml, que é a quantidade certa para a idade dele. As tias do berçário ficaram tão felizes quanto eu e meu coração mais tranqüilo para voltar ao trabalho.

Obrigada tia Mara e Mariana!! E obrigada vó Dirce! A novena foi tão forte que dois dias depois ele já estava mamando!

Bom, lições aprendidas:
1) não comprem mamadeiras para o bebê antes do tempo. Quando chegar a hora, comprem uma mamadeira pequena da marca e tipo que for recomendada. E só comprem outras depois que tiver certeza que ele se adaptou.
2) o paladar do bebê deve ser parecido com o nosso
3) a experiência da parentada pode render recomendações mais certeiras do que as do pediatra.

É isso! Na próxima vou falar do drama de tirar o bebê do peito... Até lá!
Obs: para quem tiver interesse, a mamadeira que o Leozinho pegou foi a Nuk First Choice.

A volta ao trabalho – procurando um berçário
















Oi, pessoal! Hoje vou contar para vocês um pouco do drama da volta ao trabalho. Eu ainda tenho o agravante de trabalhar em uma cidade e morar em outra. Imaginem só como foi difícil começar a arrumar as coisas para ficar um pouco tranqüila para poder voltar ao trabalho.
Bom, quando Leozinho completou quatro meses e meio eu comecei a conhecer os berçários para ter condições de fazer uma boa escolha quando decidisse aonde deixá-lo. Conheci todo tipo de berçário (e o papai também!). Desde os mais legais e caros, com toda infra-estrutura dos nossos sonhos, até aqueles que você fica com pena das crianças, tão precária é a situação.
É claro que começamos a entrar em contato com a dura realidade. Os berçários mais legais cobram mais de mil reais para ficar o dia todo com o bebê. E ainda cobram “bandeira 2” quando você atrasa para buscar a criança no final do dia!! Um absurdo total, para quem não está acostumado com o preço de escolinhas. O pior de tudo é que nenhum dos berçários “bacanas” e caríssimos tinha vaga para este ano. Como pode gente? E as pessoas que eu conheço por aí vivem reclamando que não têm dinheiro para nada!! Talvez seja exatamente por isso, né? Gastam até as tampas com a escola das crianças!!
Anyway, o problema continuava. Como voltar ao trabalho se não tenho onde deixar o bebê? Comecei a entrar em desespero! Foi aí que me lembrei de uma escolinha infantil que fica na minha rua. Não sabia se tinha berçário ou não, mas resolvi ir até lá para ver. De fato, inicialmente era apenas uma escolinha infantil, para crianças maiores (desde que andam até completar 6 anos). Com o passar do tempo, as mães começaram a ter o segundo filho e pediram que a escola trabalhasse também com berçário. As donas então resolveram comprar a casa do lado e fazer um berçário pequeno, apenas para atender essas mães. O berçário comporta 9 bebês e é super organizado e limpinho. Os bercinhos não são compartilhados, a cozinha é organizada e tem uma berçarista para cada três bebês. Muito bom, perto do que eu vi nos outros lugares que cobram o mesmo preço. Outra coisa que colaborou foi o fato de eu ter gostado muito das diretoras. São atenciosas e passam segurança, como pessoas que tem o conhecimento teórico e a experiência necessários para cuidar dos bebês.
Decidimos escolher este berçário. E então comecei o período de adaptação no dia 08/11/10. Gente, que coisa difícil é deixar o seu pequeno com outras pessoas!! O coração fica muito apertado. De início, ele entrava com as tias para brincar nas salas de estimulação e eu ficava lá fora, sentadinha esperando. As mães não podem entrar, até para que o bebê acostume a não ver a mãe durante certo período. Mas eu não agüentava. Era só elas se distraírem e pronto! Eu estava lá dentro espiando o Leozinho, seja brincando ou dormindo!
Foi então que uma das diretoras teve uma conversa comigo e me pediu, um belo dia, para deixar o Leozinho lá e ir para casa almoçar com o meu marido e depois voltar para pegá-lo. Achei que era um pedido normal, mas quando tive que sair sem o bebê... Fui o caminho todo para casa chorando!! Fiquei pensando que é um absurdo eu ter um filho e pagar para outras pessoas cuidarem dele! A responsabilidade é minha, fui eu quem quis ter o filho!! Na minha cabeça, eu tinha que me virar para trabalhar e cuidar do bebê. Mas como isso era possível? Esse foi um dos vários dilemas de mãe que eu passei a conhecer.
Gente, o mundo mudou!! Sei que nossas avós e mães tinham mais tempo para dedicar a seus filhos e os pais, na maior parte das vezes, conseguiam manter a casa sozinhos. Só que hoje tudo é diferente! Infelizmente, não podemos contar com os serviços públicos de educação e saúde como nossas mães puderam contar. Eu mesma estudei e fiz aulas de música em escolas públicas de boa reputação. Tanto é que quando entrei em escola particular, no colegial, não tive nenhum problema para me adaptar. Só que hoje não é mais assim! Tudo é caro para essas crianças, a começar pelo berçário e nosso salário é indispensável para ter uma boa condição de vida. Além disso, pessoalmente para a mulher é muito bom continuar tendo uma carreira.
Bom, muitas reflexões depois, o fato é que continuo com o coração apertado e peso na consciência, mas um pouco mais conformada em ter que deixar meu filho em um berçário. Isso sem contar que o Leozinho é o mais novo dos 9 bebês. Ai que dor no coração! A vida é mesmo mais difícil para as mulheres! Definitivamente!
Se você também passou por isso, tenho certeza que vai se identificar com os meus sentimentos. Se ainda não passou, você vai se lembrar do que estou contando e não vai se sentir tão estranha e tonta. Acontece com a maior parte das novas mães!
Hoje eu não ligo todos os dias para o berçário (quando comecei a deixá-lo lá por mais tempo eu acho que ligava a cada três horas). Fico relativamente feliz quando chego lá para buscá-lo e vejo que ele está contente e limpinho e nem estende o braço pra vir comigo. Tá, ta, ta bom, eu admito. Eu fico morrendo de ciúme e fico achando que ele vai começar a gostar mais das tias do que de mim. Isso se não esquecer de mim!! Olha só como mãe é tonta! Mas só o fato de estar feliz no colo da tia quer dizer que ele está sendo bem tratado. Tomara que sim!
Com o berçário foi assim... Mas ainda preciso contar do drama de inserir a mamadeira!! Fica para próxima!
Abraços!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Amamentação

Meninas que estão esperando seus bebês: preparem suas cabecinhas e mentes, porque amamentar é lindo e prazeroso quando dá tudo certo, mas nem sempre as coisas funcionam como nas propagandas de tv e revista...

Desde que nasceu, Leozinho sofre para mamar no peito. Eu diria que em apenas 30% das mamadas, tudo ocorre com tranquilidade. Nas demais, ele sofre muito mamando, interrompendo a mamada muitas vezes para chorar e jogar o corpinho rígido para trás, curvando as costas. A pediatra entende que ele é muito esganado e ansioso para mamar e que o meu leite sai do peito em quantidade e velocidade inferiores ao que ele quer. Aí ele fica nervoso, acaba chorando e engolindo muito ar e tem cólicas de gases durante a mamada.

Com isso, a todo momento temos que interromper para fazê-lo arrotar, andar um pouco com ele para distrair e depois recomeçar tudo de novo. Para conseguir que ele mame por 20 minutos, preciso ficar com ele por quase uma hora. Isso só não acontece nas mamadas de madrugada, quando ele está mais calmo e mama com tranquilidade por 10 minutos, dorme e eu troco de peito para ele continuar mamando, caso contrário ele acorda pouco tempo depois com fome novamente.

Eu tenho dito sempre que a amamentação está sendo um exercício de persistência e paciência para mim. Se até agora ele ganhou o peso que precisava e continua fortinho e saudável, é porque eu persisto muito. Acho que tem gente que não aguenta passar por tudo isso e deve tirar o bebê do peito antes do tempo, porque realmente não é fácil. Já chegamos ao ponto de o Clayton chegar em casa e me encontrar amamentando, chorando eu e o bebê.

É muito difícil ver o bebê chorando e sofrendo, não conseguindo saciar a fome e não poder fazer nada. Minha mãe veio passar uns dias conosco para o batizado e não aguentava me ver amamentando, ficava com pena de mim e do bebê. Não fosse a importância que o leite materno tem para o pequeno, acho que eu também já teria desistido.

Agora, verdade seja dita: de madrugada, apesar do cansaço extremo, é muito prazeroso ver o seu bebê mamando tranquilo e com prazer e depois dormindo aninhado no seu colo. É lindo mesmo, uma experiência única e muito emocionante. Sei que tem mães que passam por isso em todas as mamadas e talvez elas nem saibam a sorte que têm.

Sou super a favor da amamentação, mas não se iludam, nem sempre é fácil e prazeroso como mostram nas campanhas por aí. Por isso que eu digo: persistência e paciência, mulherada! No final, com nossos pequenos fortes e saudáveis, vamos ver que o esforço valeu à pena!

bjs

Batizado













Pessoal, correu tudo bem no batizado do pequeno! Só que ele ficou morrendo de sono durante toda a celebração porque é super soneca de manhã (acho que puxou a mamãe - hehehe).

O padrinho Gula e a madrinha Nicka estavam super babões com o pequeno e toda a parentada queria pegar, apertar e tudo o mais. Com isso, no final da missa ele ficou bem irritado e quando chegou em casa só queria saber de dormir.

Como fizemos um almocinho aqui no prédio, depois de acordar ele desceu, mas assustou com toda aquela gente e acabou não fazendo a social. Era um soninho atrás do outro, só revezado com as mamadas.

Mamãe caprichou nos doces e na lembrancinha! Os docinhos foram de copinho e feitos pela tia Mara e pela vovó Carminha, com ajuda do tio Paulinho. Ficaram lindos e uma delícia! A lembrancinha que a mamãe fez também ficou demais!
bjs e até!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeira viagem











Gente, a primeira viagem do Leozinho foi para Curitiba para ir ao casamento da minha prima querida Alessandra.








Fomos de avião e ficamos um pouco apreensivos porque os pequenos podem sentir dor no ouvido por causa da pressão no pouso e na decolagem. Para evitar isso, podemos dar o peito ou fazer o bebê chupar a chupeta, porque o movimento do maxilar alivia a pressão no ouvido. Igual a gente, quando masca chiclete na serra!








Bom, correu tudo bem! Demos a chupeta na decolagem e o peito no pouso na ida para Curitiba. Chegando lá, foi aquela festa com a parentada. Leozinho ficou tão cansado que depois de mamar a tarde dormiu por umas duas horas no hotel com o papai enquanto a mamãe foi no salão de beleza se arrumar.








O hotel era ótimo, ficada perto de bancos, de mercado, do lado da casa da minha tia (mãe da noiva) e muito perto do Shopping Muller. Então, tinhamos tudo o que precisávamos na mão. Para ir e voltar do casamento alugamos uma van. O único problema é que o casamento começaria às 20h que é bem quando ele mama e depois vai para caminha. Meu medo era que ele ficasse irritado por causa do sono e nos desse trabalho.








Nada disso aconteceu. Ele adorou andar de van e ficou bem tranquilo na igreja. Teve soninho, mas dormiu no colo da mamãe. Acordou de novo quando fomos para o salão e lá todo mundo queria ver e pegar o pequeno. Depois da mamada das 22h, papai fez o bebê dormir e, pasme, ele dormiu até as 02h da manhã!








Quando acordou, com fome, fomos embora. Dei de mamar no táxi e chegando ao hotel coloquei ele no berço. Dormiu como um anjinho até as 06h! Foi tudo ótimo! Leozinho dá trabalho em casa, porque quando viaja é um anjo! Acho que o negócio dele é passear por aí!








Nos dias que se seguiram ele também se comportou super bem, mesmo no frio que estava em Curitiba. E na volta, ele decolou mamando e pousou com a chupeta no colo do papai.








Na próxima postagem falaremos do batizado e do desafio da amamentação!








Até!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quatro meses!

Oi, gente!



Leozinho completou quatro meses!! E as cólicas e acordadas na madrugada permanecem!!



Na consulta com a pediatra, vimos que ele ganhou apenas 200 gr e cresceu só 0,5 cm!! Realmente temos algum problema aí! Eu desconfio que pode ser intolerância à lactose. Esse tipo de problema está relacionado à falta ou quantidade insuficiente de enzimas lactase, que servem para digerir a lactose. Com a dificuldade de digestão, é comum observar diarréias, gases, flatulência, vômitos. De tudo isso, ele só não tem a diarréia, que é o sintoma mais comum. Mas, quem sabe né? Outra desconfiança é que ele sofra de refluxo.
A doutora desconfia ainda que pode se tratar de alergia à proteína do leite. Aí sim estaremos encrencados, porque neste caso ele teria que tomar leite em pó especial e ela disse que é impraticável, pois cada lata custa R$ 320. Os pais com crianças que tem este problema entram em contato com a secretaria de saúde da cidade e, com laudos médicos, pedem que o governo forneça o tal leite. Um trampo danado...

Para descobrir o que ele realmente tem, a doutora pediu um ultrassom que é feito após a mamada, para verificar se ele sofre de refluxo. Caso o resultado dê negativo, ela quer que eu fique 15 dias sem tomar nada de leite e derivados, para ver se ele melhora, o que comprovaria a tese de que ele tem alergia à proteína do leite. Eu ainda quero que ele faça um exame de fezes para ver se é intolerância à lactose (que é diferente de alergia).

Eu fiz o ultrassom há 15 dias e deu que ele sofre de refluxo de grau leve. Começamos a dar remedinho de refluxo para ele e sentimos certa melhora, especialmente no sono. Mas calmaaaaa! Eu ainda não durmo mais do que três horas seguidas na mesma noite! Este é hoje meu segundo sonho de consumo! O primeiro é que ele pare de sentir essas dores torturantes!

A pediatra dele saiu de férias e levei o exame para um substituto, além de ter voltado a aumentar o tempo de mamada, de 10 para 20 minutos. O objetivo da consulta era mais a pesagem do que a verificação do exame, pois se o pequeno continuasse sem ganhar peso teríamos que complementar o leite do peito com o leite em pó.

Bom, ele ganhou, em 10 dias, 300 gr!! Excelente!! Vamos manter os 20 minutos de mamada no peito e não precisaremos do complemento ainda!

Por outro lado, o novo doutor acredita que o refluxo dele é fisiológico, pois é muito leve. Isso quer dizer que ele entende que o sistema digestivo do Leozinho simplesmente ainda não amadureceu. Normalmente, até o quinto mês a melhora é bem significativa. Vamos esperar e torcer, né?
Já quanto às dores de cólicas e gases, o doutor acha que simplesmente fomos sorteados entre a minoria dos pais de bebês que continuam sofrendo disso após o quarto mês completado. Que ótimo, né? Isso porque ele não tem febre, diarréia ou sangue nas fezes, o que indica que dificilmente terá intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

Isso também quer dizer que, provavelmente, vou continuar dormindo pouco até o sexto mês... Buáaaaaa!! Já começo a me desesperar só de pensar que vou voltar a trabalhar em SP, terei que acordar de madrugada e pode ser que nem tenha dormido. Ai meu Deus!!

No mais, Leozinho já descobriu as mãos. Vive observando-as e coloca sempre tudo que encontra pela frente na boca. Ontem ele também descobriu os pés! Agora ele pega os pés com as mãos e, adivinha!! Poe na boca! Muito engraçadinho! Ele é um garoto muito simpático, sorridente, falante e feliz quando está sem dor! E também tem dormido um pouco melhor. Hoje mesmo ele dormiu três horas seguidas após a primeira mamada da manhã. Ou seja, devo manter as esperanças!!

Meninas mães como eu e gestantes que serão mães: não se deseperem com os probleminhas de seus pequenos! Não somos as únicas e nosso sofrimento é recompensado a cada sorrisinho e reconhecimento deles... E a cada dia que eles se desenvolvem, a recompensa será maior!!

bjs

Primeiro casamento




Oi, gente!




Leozinho participou de seu primeiro casamento no dia 25/09/10. Foi o casamento do tio Gui e da tia Telma. Ele estava lindo, de calça social azul, camisa-body branca e sapato branco. O tempo também estava bom, então acabou favorecendo. Como eu e o Clayton fomos padrinhos, o bebê ficou com a dinda Nicka e com a prima Larissa.


Na igreja, ele não deu trabalho nenhum. No final da cerimônia, ele até dormiu no colinho da dinda. Ao chegar na festa, ele foi mamar e acabou regurgitando no meu vestido!! Mas tudo bem, faz parte do trabalho de mãe, né?


Durante a festa ele ficou irritado porque não conseguia dormir, então acabamos voltando cedo para casa. Mas acho que até que foi bom, por ser a primeira balada do pequeno.




Temos uma triste notícia: três meses e meio haviam se passado no casamento do tio Gui e Leozinho continuava acordando muito a noite e chorando muito com as cólicas. Nas duas útimas semanas do mês então, piorou demais. Teve uma noite que ele foi dormir às 21 e acordou às 06 e, nesse meio tempo, acordou seis vezes!! Mãe tem que ser muito forte e ter muuuuuuita paciência!




Como ele estava vomitando demais, nós resolvemos reduzir o tempo de mamada e só continuar se ele chorasse. Como ele não chorou, ficou nas mamadas de 10 minutos mesmo e melhorou bastante a quantidade de regurgitos. Ainda assim, as noites pioraram e os choros de cólica continuavam, especialmente entre 05 e 06 da manhã e 17 e 18 da tarde.




Na próxima postagem conto das nossas descobertas na consulta de quatro meses que fizemos na pediatra!




bjs a todos!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Terceiro Mês!!











Olá, pessoal!!








Não, eu não desisti de escrever no blog!! E não, as tais cólicas não acabaram no terceiro mês como todo mundo dizia!! buáaaaaa








Bom, Leozinho está bem melhor, na verdade melhor a cada dia! Ele continua sendo um menino bem simpático, ri para todo mundo e não estranha quando pessoas desconhecidas o pegam no colo. Os hábitos de sono também melhoraram um pouco, mas ainda estamos longe do ideal. Agora ele sinaliza quando está com sono após as mamadas (a maioria delas) e muitas vezes consegue dormir. O problema é o tempo de sono, raramente ultrapassa os 30 minutos e o ideal é que ele durma pouco mais de uma hora. Agora estou indo vê-lo quando acorda e faço dormir novamente. Tem dado certo, acho que vamos conseguir melhorar isso.








À noite ele continua acordando três vezes: mama às 21h30 ou 22h, acorda lá por 01h30, 04h e depois às 07h. Ou seja, ainda estou bem cansada. Para piorar a situação descobri que tenho que entregar meu TCC da pós graduação até o final deste mês de setembro. Lembrando que fico sozinha com ele o dia todo, sem empregada e sem babá. A vida não está mole, não!!








Na última consulta na pediatra, Leozinho estava com 5,080 kg e 61 cm!! Confirmado! Realmente ele é mais comprido do que gordinho e o leite materno está conseguindo fazê-lo crescer forte e saudável.








Demos mais algumas vacinas e agora só falta a meningite. As demais são reforços das doses anteriores. E claro que ainda não consegui assumir essa parte, que continua sendo do papai!








Eu estou bem, achei que iria conseguir começar a fazer pilates neste mês, mas com essa estória do TCC me ferrei. Vai ficar para o mês que vem. Aliás, mesmo mês que começaremos a pesquisar os berçários, pois a adaptação dele começará no quinto mês, bem como a intridução da mamadeira. É uma pena e já estou sofrendo, mas tudo isso se deve ao fato de eu ter que voltar ao trabalho no final de novembro.








Bom, por enquanto é só! Leozinho terá seu primeiro casamento no final deste mês, será que ele vai se comportar bem?? Depois conto tudo e coloco as fotinhos! Ah, e confira nas fotos o primeiro corte de cabelo do nosso pequeno! Fico ainda mais lindo!








Bjs a todos!

domingo, 15 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Segundo mês!!

Oi, pessoal!

Leozinho acaba de completar dois meses de vida! êeeeee
Na consulta do pediatra neste segundo mês, pudemos conferir o peso e altura: 57 cm de altura e 4,300 kg!! Estamos indo muito bem no aleitamento materno e leozinho tem crescido saudável e forte!

Leozinho atualmente tem apenas uma hérnia umbilical, que não doi nem nada, mas deixa a barriguinha dele com aspecto esquisito (para não dizer feia - hehehe) e uma descamação nas sobrancelhas chamada dermatite seborréica. Fora isso ele está ótimo, considerando que aquelas famosas e já descritas crises de gases são normais até o terceiro mês e estamos dando o remedinho até agora. Em alguns dias ele tem um efeito ótimo e ele passa super bem, em outros fico full time com ele, porque ele sofre muito com as cólicas, coitadinho...

A boa notícia é que ele começou a interagir mais conosco. No domingo, 25/07, foi a primeira vez que ele deu um sorriso e foi para mim!! Foi uma gracinha!! Ele sorri com o rosto todo: olhos, sobrancelhas e a boquinha, é claro! Papai ficou enciumado mas de lá para cá já ganhou seu sorrisinho também. Além disso ele agora deu para conversar com a gente. É muito engraçadinho, ele fica movimentando a boca e olhando nos nossos olhos com cara de feliz, mas sem emitir som algum. Depois de algum tempo vem aqueles gritinhos típicos dos bebês ou um som tipo um suspiro... Ficamos babando!! Agora sim a trabalheira toda que ele dá por causa das cólicas começa a ser recompensada!

Coloquei um video no youtube chamado "primeiras gracinhas do leozinho". Tentem acessar e ver como ele está grande e fofo. Ainda não tomou as principais vacinas, mas esperamos fazer isso na próxima semana.

Agora estamos começando com os preparativos do batizado, que provavelmente acontecerá no final de setembro. Cada hora é uma coisa, né? Data do evento, convidar a família, preparar um almocinho, procurar roupinha... Ufa! Mas está ficando cada dia mais gostoso ser mãe. Vocês precisam ver como ele fica feliz quando me vê: agita os bracinhos e as pernas e dá aquele sorrisinho... O que? Coruja, eu? Imagine!!

Bom, por hoje é só. Vou tentar colocar as fotos de comemoração do aniversário e o link para o vídeo...

BJs e até a próxima!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mais um pouco do nosso dia a dia

Oi, gente!

Voltei para contar mais um pouco do nosso dia a dia. Leozinho ainda está no ciclo de mamadas de 3 em 3 horas, embora eu acredite que ele já está com 4 kg ou mais. Isso quer dizer que o ciclo já poderia ser de 4 em 4, mas tudo bem. Na próxima consulta ao pediatra vou perguntar se ele simplesmente adotou a rotina ou se é fome mesmo.

Minha tia Ana disse que o próximo passo que o pediatra vai orientar agora, provavelmente será eliminar a mamada da madrugada. Como ele mama de 3 em 3 horas, de noite dou de mamar por volta das 24h, 03h e 06 da manhã. O objetivo, disse ela, é eliminar essa mamada das 03h, para que a mamãe possa dormir melhor. Aí vem a pergunta que não quer calar: como e eliminar? Simples: passar alguns dias deixando o menino chorar de fome e não aparecer no quarto. Uma hora ou outra ele acostuma e passará a não reclamar mais, além de mamar melhor às 24h e as 06h. Não sei se vou conseguir isso! A coitada da criança terá que passar fome alguns dias e eu sou a única responsável pelo suprimento!! Ai meu Deus!

Bom, no mais tudo continua igual: Leozinho tem o sono muito sensível e dá um pouco de trabalho para dormir. E depois que dorme tudo acorda o menino: frio, calor, soluço, regugitos, puns e, claro o famoso coco poderoso. Isso quer dizer que, inclusive de madrugada, a mamãe não dorme mais do que 30 minutos consecutivos.

Fora isso ele continua crescendo e engordando. Vamos tentar tirar mais fotos e então coloco aqui para vcs acompanharem o crescimento dele.

Eu, fora o cansaço, estou bem. Desencanei um pouco de manter a casa arrumada e de me manter arrumada, pois simplesmente neste começo não dá tempo. As mães veteranas tentam me consolar dizendo que essa é a fase mais difícil, tudo o que vem depois é mais fácil do que isso. Elas também dizem para ter paciência porque melhora muito a partir do terceiro mês. E é incrível como a maioria afirma que nós esqueceremos de todo esse sufoco e cansaço que estamos passando e logo logo vamos querer outro pimpolho... Será?

Eu aviso logo (antes que eu também esqueça): não é nada fácil. Esse começo consome muito mesmo, especialmente a mulher que tem que colocar na cabeça que ficará sim vivendo em função do bebê o tempo todo. Eu ainda quero ter outro filho, mas vou ter um período bom para curtir a ressaca se eu puder escolher.

Bjs a todos!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

1 Mês!!







Olá, pessoal!!






Postagens quinzenais, hein?? Não era bem o que eu imaginava, mas "é o que tem para hoje" hehehe






Bom, continuando a postagem anterior, aquelas dores às cinco da tarde eram mesmo a cólica e voltamos a dar o remedinho. Passou. Agora ele não tem mais sentido as cólicas, mas tem seus "movimentos intestinais" por volta das cinco da manhã. Aí ele, que dorme como um anjinho nesse horário, acorda chorando muito até que consegue fazer aquele cocô poderoso que gruda o bumbum na fralda. E da-lhe trocar a criança de madrugada! E da-lhe berreiro no trocador. A vizinhança deve estar adorando!






Tivemos alta no pediatra e agora só vamos voltar para lá no mês que vem. Isso porque, na consulta da semana 5 ele já estava com 53 cm e 3,790 kg. Um meninão!! Continua saudável, crescendo e engordando. Como diz minha prima Nayara, é o "Lelé bochecha". Puxou o papai!






No mais, cada semana continua sendo uma estória diferente, a não ser pelo fato de ele continuar tendo aquela dificuldade para dormir.






Na semana passada eu não só consegui deixá-lo dormir no berço e no quarto dele sem interferir e nem colocar o colchão lá, como ele havia aprendido a ser colocado sonolento no berço e adormecer sozinho. Nos horários certinhos da rotina dele, ele acordava para mamar, ficava pouco tempo acordado e depois dormia como um anjinho no bercinho dele. No domingo, meu aniversário, fomos almoçar na casa da minha tia Mara e ele se comportou super bem. Só mamou e dormiu das 13h às 19h. Foi lindo! Na segunda-feira precisei ficar na casa da minha sogra para detetizar a casa e ele fez a mesma coisa. Ontem e hoje a estória já mudou!






Desde ontem ele se recusa terminantemente a dormir no bercinho dele. Se não fazemos ele dormir no colo para depois colocar no berço temos que aguentar o berreiro. Ele resolveu que não vai dormir lá sozinho e ponto final! Que coisa! Será que é normal desaprender assim, de uma semana para outra? Na semana passada, adotamos a seguinte postura: ele fica sonolento no colo, colocamos ainda acordado no berço. Se chorar, pegamos no colo para acalmar e, assim que acalmar, colocamos ainda acordado no berço para dormir sozinho. Fizemos isso mais de 10 vezes, mas ele aprendeu e tudo ia bem até ontem. Agora já fizemos isso umas vinte vezes só hoje (e ainda são 15h) e ainda não adiantou... Não consigo entender o que está acontecendo! E dá para perceber que ele está acabado, morrendo de cansaço e sono, mas simplesmente não consegue mais pegar no sono sozinho se colocado no berço ainda acordado.






No mais, tudo está bem. Eu estou conseguindo voltar ao meu peso normal e já tive alta da quarentena. Estou achando meio chato usar essa cinta, minha vontade de comer doce reduziu drasticamente e estou tentando voltar para a dieta saudável que eu adotava antes do parto. Nada de piração ou exageros, mas vou tentar aumentar a quantidade de frutas e fibras e reduzir doces e carboidratos simples. Com isso, tenho certeza que perco os dois quilinhos que faltam para eu voltar ao meu peso original. Estou até sem calças para colocar, pois as que permaneceram no meu guarda roupa estão largas e as minhas antigas estão empacotadas na casa da minha sogra, pois tive que abrir espaço no guarda roupas para guardar as coisinhas do Leozinho e as fraldas.






Bom, é isso! O desafio do momento é ensinar o bebê a dormir sozinho de novo para que a mamãe consiga fazer alguma coisa diferente de cuidar do bebê e da casa. Já estou me sentindo entediada e preciso dar umas saidinhas para refrescar a cabeça...






bjs a todos e até a próxima!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fotos da segunda semana











Noticias da semana

Olá novamente, pessoal!

Atualizando as informações: na visita da segunda semana ao pediatra, Leozinho já estava com 3,4 kg e 50 cm. Ganhou parabéns da pediatra e tudo o mais, pois não só engordou como ultrapassou o peso do nascimento. Na visita de hoje, terceira semana, pudemos ver que ele está com 3,6 kg e 51,5 cm. Ou seja, apesar dos pesares, tudo está super bem e ele continua crescendo saudável.

Na visita da segunda semana, a pediatra receitou um remedinho para tentar melhorar as cólicas. Deu super certo e o único problema de lá para cá passou a ser a dificuldade dele para dormir. Até hoje, quando pude observar que ontem e hoje, no mesmo bat horário, ele teve crises homéricas de choro. Será a cólica, o retorno?? Ai meu Deus!! O bom é que o horário agora é entre 15h30 e 17h30. O ruim é que nesse horário estou sozinha em casa e que esse era justamente o horário da soneca que eu tirava junto com ele. Ou seja, estou a dois dias sem soneca à tarde e me sinto bem cansada.

A outra notícia é que não tive coragem de dar a vacina nele. Juro que fui meditando até o local, mas chegando lá amarelei e minha mãe é que entrou para dar vacina no menino. Vamos ver se na próxima eu consigo. Vai ser no dia 02/07, segunda dose da Hepatite.

Do lado bom, estou bem melhor no banho. Ele até já começou a gostar de ficar na água. Agora ele só chora depois que o tiramos da água, para se vestir. E chora com toda a força daquele pulmãozinho. Chego a pensar que vai ficar rouco. Depois do banho vem a mamada e então ele consegue relaxar. Aliás, minha gente, nada como o peito para acalmar os ânimos desse menino!!

Por fim, nesta última semana ele começou a regurgitar. Muitas vezes e em quantidade considerável. Desconfio que ele está mamando mais do que aguenta e acaba tendo que colocar para fora. Até achei que era refluxo, mas como ele não tem chorado durante ou logo depois das mamadas e continua ganhando peso, a pediatra disse que não é.

Bom, como podem observar, continuamos nos adaptando e aprendendo. Cada semana é uma estória diferente. Hoje ele estava com dificuldade para dormir e papai Clayton colocou em prática a orientação da pediatra: acalme o bebê e o coloque, sonolento mas sem dormir, no berço para aprender a dormir sozinho. Ele teve que voltar o bebê ao colo para acalmar umas cinco vezes e agora ele dorme no berço, e não no moisés no nosso quarto. Já vi tudo, vou ter que colocar um colchão no quartinho dele para passar a noite. Até agora eu estava colocando ele no berço só nas sonecas diurnas. À noite ele continua conosco, no moisés, dentro do quarto. Eu ainda não me sinto preparada para me separar dele à noite, mas hoje pelo jeito não terei outra alternativa. Depois conto como foi!!

bjs a todos e até a próxima!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Leozinho na copa - fotos
















Algumas fotos do mais novo torcedor brasileiro!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia a dia

Oi, gente!

Como deu para perceber, não dá para atualizar o blog com a frequencia que vocês e eu queríamos. Tenho um amigo (Jarbas, da faculdade) que também se tornou pai a pouco tempo. Ele disse que apelidou o pequeno Enzo de "full time". Realmente, a dedicação é full time!!

Leozinho tem passado bem. As crises de gases continuam, mas ele melhorou muito depois que colocamos alguns horários para as mamadas. Agora as crises acontem no início da noite, em algum momento entre 18h e 22h. O trabalho é o mesmo, pois demora quase 1 hora para passar a crise, mas pelo menos não é de madrugada. Papai agradece, já que ele voltou a trabalhar hoje e mamãe também, pois é a plantonista diária neste horário.

Leozinho é um bebê calmo, até o choro mais alto dele é baixo comparado a outros que já ouvi. Ele é muito sensível a luminosidade (chega a esconder o rosto e se recusa a a abrir os olhos no sol ou ambientes muito claros) e muito atento a qualquer tipo de barulho. Com tudo isso, fora as crises de gases o maior problema é a dificuldade para pegar no sono. Ele boceja, fica com aquele olhar de quem já está longe e não consegue dormir. Se isso se prolonga por muito tempo, ele entra em crise e chora bem alto e então fica mais difícil ainda fazê-lo dormir.

Outra tortura para ele é tirar a roupa. Ele não gosta de ser trocado e nem de tomar banho. Chora bastante e depois de vestido já fica calminho. Em suma, é um bebê saudável e normal!

Na próxima quinta vamos novamente na pediatra. Ela vai ver se ele continua ganhando peso através de consultas semanais durante todo o primeiro mês de vida. Na mesma quinta, Leozinho vai tomar sua segunda vacina, a BCG. Ele já tomou a de hepatite na maternidade. Tá me dando frio na barriga só de pensar em levar o menino para tomar vacina. Se eu dou trabalho para tomar vacina, imaginem ele. Já vi tudo, vai ser o bebê chorando de um lado e eu do outro...

Bom, no mais estou bem, já tirei os pontos e tenho utilizado a cinta. No começo eu não conseguia colocar sozinha, mas agora já estou conseguindo. Ah, e já dei o meu primeiro banho também!! Como minha cara está horrorosa (cabelo desarrumado e olheiras enooooormes), pedi ao Clayton para não tirar foto. Aliás, com o banho de hoje, já dei dois banhos e meio. Isso porque no sábado Clayton lavou a cabeça e eu o corpo do menino. Ainda não estou muito segura, mas com o tempo melhora. Na semana que vem estarei sozinha e vou ter que me virar dessa forma.

Para finalizar (já que não sei quando vou poder escrever de novo), quero agradecer publicamente minha mãe pela paciência e disposição de passar um mês comigo. Conheço minha mãe e sei que ela já está louca para estar em casa, mas tem me ajudado com total boa vontade nesse período. Teve um dia que eu tive crise de choro e pedi desculpas à ela, porque senti que estava sendo muito dura algumas vezes, criticando as ações dela. Parei para pensar e me deu o maior aperto no coração. Pensar que ela passou tudo isso comigo quando bebê, aceitou ficar comigo esse tempo todo para me ajudar e ainda teve que ouvir críticas. Mãe, eu te amo! Muito obrigada por tudo!!

Bjs a todos

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Primeiro banho dado pelo papai
















Pessoal, amanhã pretendo escrever sobre a importância de ter ajuda nesses primeiros dias.

Por falar em ajuda, a vovó Carminha tem a missão de nos ensinar a dar banho no bebê até o final desta semana. Tivemos dois banhos demonstrativos e hoje foi o dia do papai dar o primeiro banho (isso porque ele estava mais segudo do que eu - aliás, naquela linha manteiga derretida, no primeiro banho aqui em casa, o menino chorava de um lado e eu do outro, de dó da criança. Tive até que tomar um chá depois do banho dele para me acalmar. Que vexame!)

Bom, o banho foi super bom. Leozinho quase não chorou. Preparamos tudo diretinho antes: aquecemos o banheiro, água na temperatuda certa, etc. O problema foi que separei duas roupinhas para tentar colocar: uma ficou muito apertada (perdemos sem uso) e a outra muito grande!! Mas tivemos que experimentar as duas e o tempo passando e o corpinho esfriando... Já viu, né? Ele foi super bem, o problema fomos nós! hehehe

Seguem algumas fotos!

bjs

Os primeiros dias do Leozinho em casa

Oi, gente!!

Hoje eu queria falar um pouco sobre os primeiros dias do Leozinho aqui em casa.

Os dois primeiros dias foram bastante cansativos e intensos. Leozinho dormia muito bem durante o dia e fazia mamadas a cada 3 ou 4 horas, de 20 a 30 minutos cada uma. Durante a noite, minha gente, o que era aquele berreiro todo?? E para nós, pais de primeira viagem, foi assustador! Dá um sentimento imenso de impotência. Por que ele chora tanto? Como ajudar? O que será que está acontecendo?

Bom, hoje eu concluo que era simplesmente um período de adaptação puro e simples. Nos últimos dias ele manteve os ciclos de 3 a 4 horas (as vezes até um pouco mais) entre as mamadas, mas tem passado muito melhor as noites. Nós também começamos a entender melhor os sinais corporais dele. Já sabemos quando ele está com fome e dou de mamar o mais rápido possível para ele não ficar nervoso. Percebemos também o quanto o frio incomoda nosso pequeno, então temos utilizado o aquecedor a óleo nos ambientes gelados para manter a temperatura agradável. Ainda estamos demorando um pouco na troca de fralda e a maior dificuldade e ajudá-lo a dormir. Ele as vezes está exausto, mas ainda assim não consegue pregar o olho!! E então fica nervoso e começa a chorar. Cada dia uma coisa diferente dá certo nessa horas, ou seja, ainda não sabemos o que fazer.

Ele tem crises fortes de gases uma ou duas vezes por dia. Agora elas tem ocorrido no início da noite, então todos estamos sofrendo um pouco menos. Nesses momentos, também temos tentado de tudo: bolsinha de agua quente, massagem, diferentes posições e a cada dia é uma coisa diferente que dá certo. Depois do alívio, ele está cansado e com sono e então dorme melhor.

Enfim, hoje já estamos muito mais entendidos e seguros do que no início e o choro não nos desespera tanto como acontecia nos primeiros dias em casa. Gente, bebezinhos choram! É isso, esse é o único jeito que eles têm de se comunicar e nos avisar de que algo está errado! Não adianta desesperar! Quando isso ocorre é que a coisa complica e tudo o que ouvimos dos pediatras e lemos nos livros vai por água abaixo, porque nós adultos apelamos por pura vontade de ajudar os pequenos e começamos a fazer tudo errado.

Só posso dizer, novamente, que ser mãe é um presente de Deus! Nunca aprendi tanto em uma semana quanto tem ocorrido agora com uma coisinha tão pequena (e fofa) em casa. Cada dia é uma descoberta, um sentimento novo. Já me peguei chorando só de olhar para ele, por agradecimento. É muita perfeição, muito amor, muita alegria! Como pode tudo isso? Eu e o papai Clayton amamos nosso filho mais do que tudo nessa vida. Nem eu sabia que conseguia amar tanto. Já tô até com água no olho só de escrever sobre esses sentimentos. Aliás, será que toda mamãe fresca fica assim, manteiga derretida? Ah, e o que isso importa? Eu choro mesmoooo!! Choro de alegria e gratidão é bom. Quando eu termino de chorar parece que o amor no meu coração ficou maior ainda.

Tentarei escrever mais amanhã!

bjs

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O grande dia!

Oi, gente!

Só agora estou tendo um tempinho para escrever aqui!

A maior parte já deve saber que o Leozinho chegou no dia 03/06. Ele esperou a parentada chegar de Maringá no Paraná e estourou a bolsa por volta das 04h da manhã. Como eu já havia sido alerta da provável necessidade de fazer uma cesárea, fiquei bem feliz com o evento e corremos para a maternidade.

O plantonista me atendeu e deu a notícia: sem trabalho de parto e nada de dilatação. Começamos a preparação para a cesárea e às 06h25 o meu menino veio ao mundo, com 3,350 e 48 cm.

O bebê é a coisa mais linda desse mundo! Gente, é mesmo incrível o sentimento de ser mãe! Agora tenho que ir que chegou visita e depois conto mais! Beijos

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Chegando a hora!!

Oi, gente!

Como todos sabem, estou aqui esperando até agora porque eu queria muito ter o parto normal. Vou dizer até que no pré-natal da semana passada eu saí triste e até um pouco frustrada porque a médica alertou que poderíamos ter que recorrer à cesárea.

Ok, ok! Eu sei que a cesárea não é um bicho de sete cabeças, mas existem muitos estudos nesse sentido e eu acredito que para minha recuperação e, principalmente, para a saúde do bebê, o parto normal é melhor. Eu estava (e estou) mesmo disposta a suportar as dores e tudo o mais para que o parto ocorra dessa maneira. É meio como comparar o bebê nascer (na hora dele e com o esforço dele) com retirarmos o bebê quando achamos melhor. Pode ser meio piração minha, mas fico imaginando que a hora tem que ser a dele e a de Deus, não a minha, marcada de acordo com conveniências.

Pois bem, depois do baque da semana passada, eu fui à missa no domingo e rezei bastante para que meu coração ficasse mais leve e para que a minha aceitação de um parto cesárea aumentasse. Acredito que me fez bem, porque de fato eu já estou mais conformada e até acreditando que pode ser o melhor caminho para nós dois. Quem pode saber com certeza?

Hoje fiz novo exame de pré natal. O bebê cresceu ainda mais. Deve estar com 3,3 kg e uns 49 cm. Como estamos com quase 40 semanas, ele já está prontinho. Minha médica acredita que minha bacia é pequena e que o fato de eu não estar apresentando nada de dilatação do cólo do útero pode ser um sinal de que não teremos condição de fazer o parto normal. A preocupação agora é com o bem estar do bebê. Vamos fazer um novo exame de ultrassom na próxima sexta de manhã para checar a quantidade de líquido. Ela acredita que deve estar com pouco, por causa do tamanho do bebê. Caso a desconfiança se confirme, teremos mesmo que partir para uma cesárea.

Já não estou tão frustrada e estou muito contente com o apoio dos meus familiares e amigos, que estão me ligando dando força e até viajaram do Paraná para cá para nos apoiar no grande momento.

Marcamos a cesárea para o dia 04/06, às 20h. Pode acontecer de anteciparmos se o bebê der algum sinal de que quer sair (rompimento de bolsa ou contrações) ou se verificarmos na sexta de manhã que a quantidade de líquido está insuficiente. Caso esteja tudo normal, na sexta à noite teremos nosso pequeno nos braços. É isso o que importa, né? Que ele venha com saúde, sem sofrimento.

Agora estamos na reta final! Falta muito pouco! Talvez eu volte a digitar por aqui apenas depois do nascimento!!

Continuem rezando e torcendo por nós!!

bjs

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Olha a nova lua aí genteeee!ll,

Oi, pessoal!

Tenho recebido recadinhos, torpedos, e-mails e ligações de todos perguntando das novidades...

Well, é o seguinte: ainda não perdi a esperança de ter o parto normal.
Fui pesquisar esse negócio da lua novamente. Ocorre o seguinte: como no ano passado nós acabamos desanimando com as tentativas de engravidar, eu parei de anotar as datas de menstruação e nós saimos de f'érias, eu entrei de dieta e tudo o mais que já contei nas outras postagens. Com isso, não sei em qual lua posso ter concebido o Léozinho... Pelas nossas contas, foi no meio de setembro, então pode ter sido em pelo menos 3 luas: cheia, minguante ou nova. A lua cheia foi aquela que entrou na quinta passada, quando eu achei que teria o bebê. Na próxima quinta tem nova mudança de lua: dessa vez entra a minguante. É a minha última esperança para o parto normal.

Caso não ocorra nada na próxima mudança de lua, vou aproveitar o feriadão e a parentada que estará por aqui para fazer a cesárea. Pretendemos agendar para o dia 04/06. De qualquer forma vai ser a maior festa! Estamos todos na expectativa.

Isso quer dizer que o próximo final de semana será com Leozinho aquji do lado de fora!! êeeeee!

Aquela minha vizinha que já completou as 40 semanas entrou em trabalho de parto na noite de ontem para hoje. Diz que não dormiu nada, sofreu bastante e quando foi para o hospital, nada de dilatação. Cansada da espera, ela se rendeu e foi internada no final da tarde de hoje. A cesárea acontecerá por volta das 20h e então Manoela já estará aqui do lado de fora! Quem sabe a gente não se cruza no hospital, ela saindo e eu entrando?? Tudo é possível, agora é o tempo do bebê e de Deus!

Continuem torcendo por nós!

bjs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Errei na intuição!

É gente!! Parece que errei na intuição!

Essa lua redondona e linda lá fora e nada do Leozinho querer sair.
Hoje fui passear no shopping igual aquela minha vizinha. Dizem que é bom dar uma caminhadinha para quem quer ter parto normal. Pelo sim, pelo não, arrisquei!

Revelei algumas fotos lá no shopping daquelas do ensaio fotográfico para dar para os nossos pais de presente. Foi super difícil escolher! Valeu mesmo, Silvia! As fotos ficaram um espetáculo! Todo mundo gostou!

Vamos continuar no aguardo. Ele está dentro do prazo dele, pois ainda estamos com 38 para 39 semanas. Ou seja, tem uns 10 dias para completar as 40 que ele precisa para nascer. Por isso que eu disse ontem que vamos marcar a cesárea, para não passar muito do prazo porque isso pode não fazer bem ao bebê.

Amanhã vou tentar tirar umas fotos do barrigão, que cresceu bastante desde o ensaio fotográfico. Se alguma delas ficar boa, coloco aqui para vocês acompanharem. E para a parentada que vem para cá no feriado de Corpus Christi, vamos torcer pessoal, para que vocês não percam a viagem! hehehe

bjs

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tá quentinho lá dentro!!

E aí, pessoal!

Hoje fomos ao pré-natal de novo. O bebê continua super bem. Parece que já cresceu mais um pouco ou engordou, ou os dois! Quem sabe, né?

Amanhã é a famosa mudança de lua. A lua já está linda mas, oficialmente, a lua cheia entra amanhã. Desde ontem o povo não pára de me ligar para ver se percebi algum sinal de que ele possa estar de saída. Não tenho sentido nada diferente, gente... Acho que tá quentinho e gostoso mesmo lá dentro! hehehe

Eu perdi quase 500 gr. Parece que o repouso me fez eliminar um pouco do inchaço. Até a fisioterapeuta que está fazendo as minhas massagens percebeu. Além disso, a vovó Carminha reduziu bastante o sal na comida e eu tenho tomado muito líquido (água).

Bom, fizemos o exame de toque para verificar a dilatação do colo do útero e continua fechadinho. Mas o bebê se mantém na posição correta para o nascimento. Temos mesmo que esperar mais um pouco!

Uma das moradoras aqui do meu prédio está com 39 semanas e também está no aguardo dos sinais de nascimento. Ela também quer parto normal. Hoje ela estava lá na portaria, impaciente, esperando a mãe que a levaria para passear no shopping. Ela não aguenta mais ficar de repouso! E reclama das mesmas coisas que eu: falta de ar, dificuldade para dormir e dor na coluna por conta do tamanho da barriga. É aquele famoso ditado: a gravidez dura 36 semanas e uma eternidade!! Hahaha

Resolvemos enfim que, no próximo pré-natal que acontecerá no dia 02/06, se ele ainda estiver tranquilão lá dentro agendaremos uma data para cesárea. Aí ele terá mais uns diazinhos para nascer de parto normal, mas garantimos a saúde de todos com uma data segura para o parto. Vou avisando conforme as coisas forem evoluindo.

Última novidade: ontem coloquei música para ele ouvir. Vocês precisam ver que graça ele se mexendo todo!! Acho que herdou o gosto musical da vovó Carminha!! Ele gosta mesmo de musiquinha e prefere as clássicas e calmas. Eu ganhei um CD de músicas orquestradas feitas especialmente para recém nascidos. O ritmo é dado por um som que imita os barulinhos de dentro do útero. Todas as músicas começam com essa mesma batida e então entra a orquestra. É bem legal, da série Happy Baby. Recomendo!

Bjs a todos e até a próxima!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ainda na espera!

Oi, gente!

Cada dia mais nossos amigos e familiares estão me ligando para ver como estão as coisas e perguntar quando o Leozinho vai sair.

Por enquanto continuamos ótimos e ainda sem previsão da data de saída. Deve estar gostoso e quentinho lá dentro, né?

No último pré-natal (da semana passada) verificamos que está tudo certinho. Minha pressão subiu um pouquinho, mas ainda está sob controle. Já estamos fazendo examos de toque para verificar a dilatação do cólo do útero. Na semana passada ele ainda estava fechadinho.

Amanhã teremos mais uma consulta de pré-natal e vamos verificar novamente. Isso não quer dizer muita coisa, pois mesmo sem dilatação nada garante que um ou dois dias depois não vou entrar em trabalho de parto e então a dilatação começará. Ou seja, não dá mesmo para saber quando o Leozinho vai sair.

Tenho sentido contrações longas e espaçadas. Hoje mesmo senti umas duas vezes.
As noites de sono estão ficando mais tumultuadas também. A barriga baixou um pouco e está pesando mais, então está bem difícil achar uma posição para dormir. Realmente, depois da semana 37 a coisa fica mais difícil e o lance é mesmo ficar a maior parte do tempo em casa.

Amanhã vou conversar com a minha obstetra e combinar quando o Leozinho pode nascer caso ele não se interesse em sair até a semana que vem. Caso eu tenha novidades, fiquem tranquilos que avisarei a todos!! Já me informei e tem wireless no quarto da maternidade!! Os tempos são outros minha gente!

bjs e até!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lembrancinhas

Oi, gente!

Vocês devem ter notado que eu sou bastante, digamos assim, planejada. Tento fazer tudo direitinho e com bastante antecedência para não passar nervoso na hora H. Quando eu entrar em trabalho de parto quero focar totalmente nisso, sem ter que ficar nervosa porque alguma coisa ainda não está pronta.

Pois bem, no mês passado comecei a pesquisar na internet o que poderia ser a lembrancinha de nascimento do Leozinho. Depois de muito olhar e analisar ($) decidi e comprei com um fornecedor de SP, que tinha um preço bom para uma idéia legal e entregaria rápido. Fiz o pagamento no dia 19/04 e a promessa era a de que em 5 dias úteis os itens seriam entregues na minha casa pelo correio.

Na semana passada eu comecei uma odisséia para conseguir receber tudo, pois acreditem ou não nada ainda havia chegado. Liguei para lá e descobri que como pedi para mudar o tipo de letra utilizado no layout e eles não conseguiram, a lembrancinha simplesmente ainda não havia sido confeccionada, pois eles alegaram que não estavam conseguindo contato comigo (mentira!!).

Negociei novamente e me disseram que na quarta passada estaria aqui. Quarta feira chega e nada. Ligo de novo. Tiveram problemas para confeccionar e alegaram que naquele mesmo dia estariam colocando por sedex e que na sexta chegaria para mim. Sexta feira e nada. Começo a ficar alterada... (grrrrr)

Ligo de novo na segunda-feira. Alegaram que foi postado e que deveria chegar na terça. Terça desta semana e nada ainda. Liguei e dei piti!! Gente, como pode? Eu compro sempre pela internet, mas tem fornecedor que simplesmente não sabe trabalhar! Se falasse a verdade de uma vez e me desse uma previsão correta, eu não teria que passar todo esse nervoso. Ai que ódio! Se eu não tivesse pagado eu compraria outra coisa, mesmo em cima da hora. Mas, TO PAGANDOOOOO!!

Bom, liguei na quarta de novo e disse que minha cesárea ocorreria na quinta e eu ainda estava sem as lembrancinhas. Dessa vez a fornecedora disse que alguns itens dela tem ido para o correio e, ao passar pelo raio x, voltam para ela e ela não entendia o motivo. Eu acho pouco provavel, simplesmente porque não tem o que possa aparecer no tal raio x. Enfim, ela disse que o meu caso era um desses e postaria ainda naquele dia por sedex 10. Mais tarde, naquele mesmo dia, minha mãe desceu para buscar algo na portaria e a encomenda estava lá. Ok, finalmente chegou, mas é obvio que mentiram de novo, pois não deu 2 horas entre a ligação e o momento que minha mãe desceu e pegou a encomenda.

O pior é que, acreditem ou não, veio na cor errada!! Será o Benedito? Inacreditável! Agora, como diz o ditado, "na falta de tú, vai tú mesmo". A pessoa tenta fazer tudo com antecedência e tem que terminar com alguma coisa diferente da que havia imaginado. Ninguém merece. Agora, após dois dias de convivência com o material, estou mais conformada. Tô até achando bonitinho...

É claro que já tirei foto e é claro que já está tudo pronto na cestinha para levar para a maternidade. Só que dessa vez eu não vou mostrar, porque estragaria a surpresa das minhas futuras visitas.

Gente, quando comprarem na Internet, sempre que possível não paguem antes de receber. Só dá dor de cabeça. E, quando possível, comprem de fornecedores conhecidos, porque tem muita empresa amadora por aí que não sabe trabalhar.

Bjs indignados e conformados!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esperando o grande dia!!

Oi, gente! Após alguns dias sem atualizar o blog, seguem as novidades:

Na segunda-feira fomos fazer um exame de urina, para verificar se estou perdendo proteína. Ele serve para identificar a possibilidade de problemas com a alta de pressão neste finalzinho de gestação. Minha pressão até agora ficou em 11 por 6, 10 por 6. Agora está em 12 por 7. Deu uma subidinha, mas ainda não chega a ser classificada como pressão alta.

Meus pés e pernas também começam a ficar pintadinhos de vermelho quando fico muito tempo em pé ou sentada com os pés apoiados no chão. Para ativar a circulação a orientação é apoiar os pés em um puf ou cadeira quando sentada, não passar muito tempo em pé e ficar mais tempo deitada. Além, é claro, de continuar fazendo as drenagens, pelo menos uma vez por semana.

Ainda na segunda fomos também conversar com a fisioterapeuta que nos orientou quanto ao que fazer durante o trabalho de parto (caso eu entre em trabalho de parto, é claro). Eu e o Clayton gostamos muito da conversa e eu, particularmente, estou me sentindo mais segura e preparada.

O barrigão continua crescendo! Começou até a coçar de novo, tem horas que parece que a pele vai rasgar! hehehe
Na terça fomos fazer um ultrassom e descobrimos o motivo: Leozinho está com 46 cm e 2,9 kg. Agora sim ele está ficando fofinho!! Ai que vontade de apertar!! Ele já está na posição invertida, se preparando para sair! Mas não dá saber quanto tempo ainda falta. E ele se recusou a pousar para a foto em 3D... Ficou o tempo todo olhando para a minha coluna. Só dava para ver a nuca dele. É isso aí, filhinho!! O negócio é mesmo surpreender!! hahaha

Amanhã temos mais uma consulta de pré-natal. Será que a médica já vai começar a verificar a dilatação do colo do útero? Acho que sim... Mas pelo andar da carruagem, meu palpite de que talvez ele viesse nesta semana está furado. Quem sabe na semana que vem, né? Bom, o tempo dele é o que importa, quando ele se sentir preparado, estaremos prontos para recebê-lo!!

Por hoje é só, pessoal!! Bjs e até a próxima!

domingo, 16 de maio de 2010

Ensaio Fotográfico





Gente, a pedidos, algumas fotos do ensaio fotográfico que fizemos... Vamos trocar as fotos com o passar do tempo, ok? bjs

sábado, 15 de maio de 2010

Arrumando as malas!




Bom, quanto ao momento atual, hoje finalizamos a arrumação das malas. Escrevo no plural porque é a minha e a do Léo.

Parece fácil fazer isso, mas não é! Para chegar nesse ponto, tem que separar as roupinhas que vão para as malas, comprar o que está faltando, lavar tudo separadamente com sabão de coco, passar, para somente então colocar tudo na bagagem.
Outra coisa que vamos fazer é visitar a maternidade antes. Temos uma visita agendada para conhecer a sala do parto, berçario, quarto e os procedimentos que deverão ser tomados quando chegar a grande hora. Quem me conhece sabe como esse tipo de coisa é importante para mim.

A malinha dele está mais do que completa e linda!! Só falta o recheio das roupinhas mesmo,! hehehe

Até!

Obs: hoje também não tive contrações. Acho mesmo que o repouso faz toda a diferença nesse finalzinho!