Oi, gente!!
Hoje eu queria falar um pouco sobre os primeiros dias do Leozinho aqui em casa.
Os dois primeiros dias foram bastante cansativos e intensos. Leozinho dormia muito bem durante o dia e fazia mamadas a cada 3 ou 4 horas, de 20 a 30 minutos cada uma. Durante a noite, minha gente, o que era aquele berreiro todo?? E para nós, pais de primeira viagem, foi assustador! Dá um sentimento imenso de impotência. Por que ele chora tanto? Como ajudar? O que será que está acontecendo?
Bom, hoje eu concluo que era simplesmente um período de adaptação puro e simples. Nos últimos dias ele manteve os ciclos de 3 a 4 horas (as vezes até um pouco mais) entre as mamadas, mas tem passado muito melhor as noites. Nós também começamos a entender melhor os sinais corporais dele. Já sabemos quando ele está com fome e dou de mamar o mais rápido possível para ele não ficar nervoso. Percebemos também o quanto o frio incomoda nosso pequeno, então temos utilizado o aquecedor a óleo nos ambientes gelados para manter a temperatura agradável. Ainda estamos demorando um pouco na troca de fralda e a maior dificuldade e ajudá-lo a dormir. Ele as vezes está exausto, mas ainda assim não consegue pregar o olho!! E então fica nervoso e começa a chorar. Cada dia uma coisa diferente dá certo nessa horas, ou seja, ainda não sabemos o que fazer.
Ele tem crises fortes de gases uma ou duas vezes por dia. Agora elas tem ocorrido no início da noite, então todos estamos sofrendo um pouco menos. Nesses momentos, também temos tentado de tudo: bolsinha de agua quente, massagem, diferentes posições e a cada dia é uma coisa diferente que dá certo. Depois do alívio, ele está cansado e com sono e então dorme melhor.
Enfim, hoje já estamos muito mais entendidos e seguros do que no início e o choro não nos desespera tanto como acontecia nos primeiros dias em casa. Gente, bebezinhos choram! É isso, esse é o único jeito que eles têm de se comunicar e nos avisar de que algo está errado! Não adianta desesperar! Quando isso ocorre é que a coisa complica e tudo o que ouvimos dos pediatras e lemos nos livros vai por água abaixo, porque nós adultos apelamos por pura vontade de ajudar os pequenos e começamos a fazer tudo errado.
Só posso dizer, novamente, que ser mãe é um presente de Deus! Nunca aprendi tanto em uma semana quanto tem ocorrido agora com uma coisinha tão pequena (e fofa) em casa. Cada dia é uma descoberta, um sentimento novo. Já me peguei chorando só de olhar para ele, por agradecimento. É muita perfeição, muito amor, muita alegria! Como pode tudo isso? Eu e o papai Clayton amamos nosso filho mais do que tudo nessa vida. Nem eu sabia que conseguia amar tanto. Já tô até com água no olho só de escrever sobre esses sentimentos. Aliás, será que toda mamãe fresca fica assim, manteiga derretida? Ah, e o que isso importa? Eu choro mesmoooo!! Choro de alegria e gratidão é bom. Quando eu termino de chorar parece que o amor no meu coração ficou maior ainda.
Tentarei escrever mais amanhã!
bjs
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário