O aniversariante mais fofo do mundo!

O aniversariante mais fofo do mundo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ampliando o cardápio!!



Oi, gente!

Hoje vou falar um pouco da minha experiência com a introdução de novos sabores na dieta do Léo. A partir do quinto mês (quarto para as mães que têm que voltar a trabalhar), os pediatras liberam os suquinhos e as frutinhas.
Eu recomendo que você compre utensílios exclusivos para o bebê, pois ele ainda é frágil nessa época e eles terão que ser limpos e esterelizados a cada uso. Eu comprei até bucha exclusiva para ele.

Pois bem, primeiro começamos com os suquinhos. É bem lógico, já que nessa época o bebê deverá estar acostumado a tomar líquidos na mamadeira. As frutas recomendadas para iniciar os sucos são a laranja lima, o melão e a melancia. Para fazer o suco da laranja é só espremer e passar por uma peneira fina, com a ajuda de uma espátula. O melão e a melancia, eu corto em cubos, coloco um pouco de água filtrada e bato no mixer. Depois passo na peneira fina com a ajuda de uma espátula. É importante dar um único sabor de cada vez, uma a duas vezes ao dia, por três dias, para verificar se o bebê apresenta alguma reação indesejada, como alergias, diarréia, aftas, etc. Leo não teve reação alguma. Ainda bem! A princípio, ele não gostou muito da laranja e gostou bastante do melão. Hoje ele toma todos os sucos, em pouca quantidade, mas gosta mesmo do de manga!

Quanto às frutinhas, o recomendado normalmente é iniciar pela banana prata, mamão, pêra e maçã. Em pesquisas na internet, vi que as mães veteranas sugerem começar pela pêra, que dá menos reações e têm sabor mais neutro. Quando ofereci a pêra para o Léo, fiz como minha mãe fazia: raspei a parte central com uma colherinha. Ele não gostou muito e quando se empolgava eu não conseguia acompanhar o ritmo dele, porque esse negócio de raspar na hora é um pouco demorado para a ansiedade do meu pequeno. Consultei novamente a internet e achei a receita de uma compotinha de pêra. É super simples: descasque e pique a pêra em cubos. Eu sugiro a pêra willians madura, pelo sabor e consistência. Depois, coloque os cubos em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Leve ao microondas por 3 minutos. Tire, espere esfriar um pouco. Escorra e bata os cubos no processador de alimentos. Coloque em potinhos e leve à geladeira para esfriar um pouco. Ele amou a pêra desse jeito! Come tudinho até hoje! Eu também preparo dessa forma a maçã (sugiro argentina ou red), o pêssego e a manga (sugiro tommy). Ele come todas com gosto!

Todos os meses eu pergunto para a pediatra o que pode entrar, porque quero que ele conheça uma grande variedade de sabores, sem prejudicar seu pequeno organismo. E me esforço para encontrar formas de oferecer, mesmo que ele não goste da fruta de primeira. A banana amassadinha foi campeã desde o começo! Hoje, eu invento um pouco, cozinhando a banana cortada em rodelas em um pouco de água filtrada e colocando um pouquinho de açúcar orgânico e canela em pó. É claro que eu passo tudo pelo processador de alimentos. Quando a textura fica muito líquida eu ainda coloco meia colherinha de café de farinha de aveia e cozinho mais um pouco. A farinha faz a textura engrossar e ficar parecida com aquelas papinhas doces que são vendidas em potinhos no supermercado.

As meninas do berçário não gostam dessa estória de cozinhar as frutas e passar pelo processador. Elas acham que cozinhando perde-se os nutrientes e que amassando com garfo e passando por uma peneira grossa a textura fica mais grosseira e, portanto, mais apropriada para estimular a mastigação. OK, entendo e me comprometo a parar de usar o processador assim que os primeiros dentes de leite sairem. No entanto, minha prioridade, por enquanto, é apresentar sabores e despertar o prazer de comer. Se ele gosta mais das frutinhas cozidas e processadas, sorry, mas vou manter assim por hora.

Como sempre, cada bebê é único e talvez o seu exija menos ou mais esforço do que o meu para introduzir novos alimentos. Hoje, Léo é o bebê que melhor come no berçário. Quando eu mando frutas novas, as meninas até me perguntam como eu costumo oferecer e ficam pasmas com o ânimo dele para comer. É muito mais fácil comprar coisas prontas e dar ao bebê, mas é muito mais saudável e proveitoso para ele ter contato com alimentos fresquinhos e naturais.

Espero ter ajudado a inspirá-las para ajudar a despertar no seu filho o apetite pelas frutas!

bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário