O aniversariante mais fofo do mundo!

O aniversariante mais fofo do mundo!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O primeiro dentinho


Oi!

Hoje vou comentar a experiência que tive com o nascimento dos primeiros dentinhos.

De forma geral, os primeiros dentes a nascer sãos os incisivos centrais inferiores. São aqueles dois dentinhos de baixo, que ficam bem no meio da boca. Depois costumam nascer os incisivos centrais superiores, em seguida os laterais inferiores e então os laterais superiores.

É claro, que Leonardo é contra todas as estatísticas e resolveu que iriam nascer os incisivos laterais superiores antes de qualquer outro dente. Ele ficou parecendo um vampirinho!! hahaha

Bom, mas o processo de nascimento dos dentes é um pouco assustador para nós, mães desavisadas de primeira viagem. Quando tinha uns sete meses, o Léo começou a ter febre uma noite. Quando fui dar a mamadeira das 11h, percebi que ele estava bem quentinho. Peguei o termômetro e ele estava com 38,5. Chamei o Clayton e demos paracetamol para ele. Passei uma noite de cão, monitorando a temperatura e no dia seguinte a febre voltou com a mesma intensidade.

Ele reclamava muito, perdeu o apetite, estava muito choroso, babando muito e colocando a mão na boca a todo momento. E dá-lhe antitérmico de quatro em quatro horas, porque a febre teimava em voltar. Os médicos alegam que nascimento de dente dá febre de uns 37,5 e não acima de 38 como aconteceu. Só que Léo não teve mais nada e a febre beirava os 39. Vocês já sabem que ele é contra as estatísticas, né?

Enfim, foi o dia inteirinho desse jeito. Ligamos para a pediatra e também para um dentista amigo do Clayton que é odonto pediatra. Ele achou que os sintomas eram bem similares ao nascimento de dente e receitou o nenê dente, que é tipo aquela pomadinha que os dentistas passam no local onde vão aplicar a anestesia. Ela amortece momentaneamente o local, mas já ajuda antes de comer e antes de dormir.

No final das contas, achamos que era dente mesmo porque uns dois dias depois desse episódio, o dentinho apontou. E foi apenas um dia ou um dia e meio de febre, choro e muita babação.

O que eu percebi que ajuda é realmente o tal nenê dente e o que ele aceitou bem para comer foi gelatina de melancia. Acho que o geladinho da gelatina alivia um pouco a dor. Para fazer a gelatina, é só comprar o pozinho incolor e sem sabor para gelatina e preparar o pó como manda a embalagem. Depois, acrescente aos poucos o suco de melancia coado. Tem que ser aos poucos mesmo e o suco tem que estar em temperatura ambiente. Se estiver gelado ou se colocar o suco todo de uma vez, a gelatina solidifica na hora, de maneira irregular. E aí desanda tudo. Eu só aprendi na terceira vez que fiz e desse jeito dá certo.

Hoje, aos dez meses, Leozinho já tem os dois incisivos laterais superiores, os dois incisivos centrais inferiores e um incisivo central superior. O bom é que desses cinco dentes só tivemos dois episódios de febre. O segundo deles acompanhado de um pouco de diarréia. Então nem todo nascimento de dente gera esse transtorno todo! Graças a Deus! Porque uns 20 episódios desses iriam me matar de estresse!

Bjs e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário