Meninas que estão esperando seus bebês: preparem suas cabecinhas e mentes, porque amamentar é lindo e prazeroso quando dá tudo certo, mas nem sempre as coisas funcionam como nas propagandas de tv e revista...
Desde que nasceu, Leozinho sofre para mamar no peito. Eu diria que em apenas 30% das mamadas, tudo ocorre com tranquilidade. Nas demais, ele sofre muito mamando, interrompendo a mamada muitas vezes para chorar e jogar o corpinho rígido para trás, curvando as costas. A pediatra entende que ele é muito esganado e ansioso para mamar e que o meu leite sai do peito em quantidade e velocidade inferiores ao que ele quer. Aí ele fica nervoso, acaba chorando e engolindo muito ar e tem cólicas de gases durante a mamada.
Com isso, a todo momento temos que interromper para fazê-lo arrotar, andar um pouco com ele para distrair e depois recomeçar tudo de novo. Para conseguir que ele mame por 20 minutos, preciso ficar com ele por quase uma hora. Isso só não acontece nas mamadas de madrugada, quando ele está mais calmo e mama com tranquilidade por 10 minutos, dorme e eu troco de peito para ele continuar mamando, caso contrário ele acorda pouco tempo depois com fome novamente.
Eu tenho dito sempre que a amamentação está sendo um exercício de persistência e paciência para mim. Se até agora ele ganhou o peso que precisava e continua fortinho e saudável, é porque eu persisto muito. Acho que tem gente que não aguenta passar por tudo isso e deve tirar o bebê do peito antes do tempo, porque realmente não é fácil. Já chegamos ao ponto de o Clayton chegar em casa e me encontrar amamentando, chorando eu e o bebê.
É muito difícil ver o bebê chorando e sofrendo, não conseguindo saciar a fome e não poder fazer nada. Minha mãe veio passar uns dias conosco para o batizado e não aguentava me ver amamentando, ficava com pena de mim e do bebê. Não fosse a importância que o leite materno tem para o pequeno, acho que eu também já teria desistido.
Agora, verdade seja dita: de madrugada, apesar do cansaço extremo, é muito prazeroso ver o seu bebê mamando tranquilo e com prazer e depois dormindo aninhado no seu colo. É lindo mesmo, uma experiência única e muito emocionante. Sei que tem mães que passam por isso em todas as mamadas e talvez elas nem saibam a sorte que têm.
Sou super a favor da amamentação, mas não se iludam, nem sempre é fácil e prazeroso como mostram nas campanhas por aí. Por isso que eu digo: persistência e paciência, mulherada! No final, com nossos pequenos fortes e saudáveis, vamos ver que o esforço valeu à pena!
bjs
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Batizado





Pessoal, correu tudo bem no batizado do pequeno! Só que ele ficou morrendo de sono durante toda a celebração porque é super soneca de manhã (acho que puxou a mamãe - hehehe).
O padrinho Gula e a madrinha Nicka estavam super babões com o pequeno e toda a parentada queria pegar, apertar e tudo o mais. Com isso, no final da missa ele ficou bem irritado e quando chegou em casa só queria saber de dormir.
Como fizemos um almocinho aqui no prédio, depois de acordar ele desceu, mas assustou com toda aquela gente e acabou não fazendo a social. Era um soninho atrás do outro, só revezado com as mamadas.
Mamãe caprichou nos doces e na lembrancinha! Os docinhos foram de copinho e feitos pela tia Mara e pela vovó Carminha, com ajuda do tio Paulinho. Ficaram lindos e uma delícia! A lembrancinha que a mamãe fez também ficou demais!
bjs e até!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Primeira viagem


Gente, a primeira viagem do Leozinho foi para Curitiba para ir ao casamento da minha prima querida Alessandra.
Fomos de avião e ficamos um pouco apreensivos porque os pequenos podem sentir dor no ouvido por causa da pressão no pouso e na decolagem. Para evitar isso, podemos dar o peito ou fazer o bebê chupar a chupeta, porque o movimento do maxilar alivia a pressão no ouvido. Igual a gente, quando masca chiclete na serra!
Bom, correu tudo bem! Demos a chupeta na decolagem e o peito no pouso na ida para Curitiba. Chegando lá, foi aquela festa com a parentada. Leozinho ficou tão cansado que depois de mamar a tarde dormiu por umas duas horas no hotel com o papai enquanto a mamãe foi no salão de beleza se arrumar.
O hotel era ótimo, ficada perto de bancos, de mercado, do lado da casa da minha tia (mãe da noiva) e muito perto do Shopping Muller. Então, tinhamos tudo o que precisávamos na mão. Para ir e voltar do casamento alugamos uma van. O único problema é que o casamento começaria às 20h que é bem quando ele mama e depois vai para caminha. Meu medo era que ele ficasse irritado por causa do sono e nos desse trabalho.
Nada disso aconteceu. Ele adorou andar de van e ficou bem tranquilo na igreja. Teve soninho, mas dormiu no colo da mamãe. Acordou de novo quando fomos para o salão e lá todo mundo queria ver e pegar o pequeno. Depois da mamada das 22h, papai fez o bebê dormir e, pasme, ele dormiu até as 02h da manhã!
Quando acordou, com fome, fomos embora. Dei de mamar no táxi e chegando ao hotel coloquei ele no berço. Dormiu como um anjinho até as 06h! Foi tudo ótimo! Leozinho dá trabalho em casa, porque quando viaja é um anjo! Acho que o negócio dele é passear por aí!
Nos dias que se seguiram ele também se comportou super bem, mesmo no frio que estava em Curitiba. E na volta, ele decolou mamando e pousou com a chupeta no colo do papai.
Na próxima postagem falaremos do batizado e do desafio da amamentação!
Até!
Assinar:
Postagens (Atom)