Oi, gente!
Leozinho completou quatro meses!! E as cólicas e acordadas na madrugada permanecem!!
Na consulta com a pediatra, vimos que ele ganhou apenas 200 gr e cresceu só 0,5 cm!! Realmente temos algum problema aí! Eu desconfio que pode ser intolerância à lactose. Esse tipo de problema está relacionado à falta ou quantidade insuficiente de enzimas lactase, que servem para digerir a lactose. Com a dificuldade de digestão, é comum observar diarréias, gases, flatulência, vômitos. De tudo isso, ele só não tem a diarréia, que é o sintoma mais comum. Mas, quem sabe né? Outra desconfiança é que ele sofra de refluxo.
A doutora desconfia ainda que pode se tratar de alergia à proteína do leite. Aí sim estaremos encrencados, porque neste caso ele teria que tomar leite em pó especial e ela disse que é impraticável, pois cada lata custa R$ 320. Os pais com crianças que tem este problema entram em contato com a secretaria de saúde da cidade e, com laudos médicos, pedem que o governo forneça o tal leite. Um trampo danado...
Para descobrir o que ele realmente tem, a doutora pediu um ultrassom que é feito após a mamada, para verificar se ele sofre de refluxo. Caso o resultado dê negativo, ela quer que eu fique 15 dias sem tomar nada de leite e derivados, para ver se ele melhora, o que comprovaria a tese de que ele tem alergia à proteína do leite. Eu ainda quero que ele faça um exame de fezes para ver se é intolerância à lactose (que é diferente de alergia).
Eu fiz o ultrassom há 15 dias e deu que ele sofre de refluxo de grau leve. Começamos a dar remedinho de refluxo para ele e sentimos certa melhora, especialmente no sono. Mas calmaaaaa! Eu ainda não durmo mais do que três horas seguidas na mesma noite! Este é hoje meu segundo sonho de consumo! O primeiro é que ele pare de sentir essas dores torturantes!
A pediatra dele saiu de férias e levei o exame para um substituto, além de ter voltado a aumentar o tempo de mamada, de 10 para 20 minutos. O objetivo da consulta era mais a pesagem do que a verificação do exame, pois se o pequeno continuasse sem ganhar peso teríamos que complementar o leite do peito com o leite em pó.
Bom, ele ganhou, em 10 dias, 300 gr!! Excelente!! Vamos manter os 20 minutos de mamada no peito e não precisaremos do complemento ainda!
Por outro lado, o novo doutor acredita que o refluxo dele é fisiológico, pois é muito leve. Isso quer dizer que ele entende que o sistema digestivo do Leozinho simplesmente ainda não amadureceu. Normalmente, até o quinto mês a melhora é bem significativa. Vamos esperar e torcer, né?
Já quanto às dores de cólicas e gases, o doutor acha que simplesmente fomos sorteados entre a minoria dos pais de bebês que continuam sofrendo disso após o quarto mês completado. Que ótimo, né? Isso porque ele não tem febre, diarréia ou sangue nas fezes, o que indica que dificilmente terá intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.
Isso também quer dizer que, provavelmente, vou continuar dormindo pouco até o sexto mês... Buáaaaaa!! Já começo a me desesperar só de pensar que vou voltar a trabalhar em SP, terei que acordar de madrugada e pode ser que nem tenha dormido. Ai meu Deus!!
No mais, Leozinho já descobriu as mãos. Vive observando-as e coloca sempre tudo que encontra pela frente na boca. Ontem ele também descobriu os pés! Agora ele pega os pés com as mãos e, adivinha!! Poe na boca! Muito engraçadinho! Ele é um garoto muito simpático, sorridente, falante e feliz quando está sem dor! E também tem dormido um pouco melhor. Hoje mesmo ele dormiu três horas seguidas após a primeira mamada da manhã. Ou seja, devo manter as esperanças!!
Meninas mães como eu e gestantes que serão mães: não se deseperem com os probleminhas de seus pequenos! Não somos as únicas e nosso sofrimento é recompensado a cada sorrisinho e reconhecimento deles... E a cada dia que eles se desenvolvem, a recompensa será maior!!
bjs
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Primeiro casamento


Oi, gente!
Leozinho participou de seu primeiro casamento no dia 25/09/10. Foi o casamento do tio Gui e da tia Telma. Ele estava lindo, de calça social azul, camisa-body branca e sapato branco. O tempo também estava bom, então acabou favorecendo. Como eu e o Clayton fomos padrinhos, o bebê ficou com a dinda Nicka e com a prima Larissa.
Na igreja, ele não deu trabalho nenhum. No final da cerimônia, ele até dormiu no colinho da dinda. Ao chegar na festa, ele foi mamar e acabou regurgitando no meu vestido!! Mas tudo bem, faz parte do trabalho de mãe, né?
Durante a festa ele ficou irritado porque não conseguia dormir, então acabamos voltando cedo para casa. Mas acho que até que foi bom, por ser a primeira balada do pequeno.
Temos uma triste notícia: três meses e meio haviam se passado no casamento do tio Gui e Leozinho continuava acordando muito a noite e chorando muito com as cólicas. Nas duas útimas semanas do mês então, piorou demais. Teve uma noite que ele foi dormir às 21 e acordou às 06 e, nesse meio tempo, acordou seis vezes!! Mãe tem que ser muito forte e ter muuuuuuita paciência!
Como ele estava vomitando demais, nós resolvemos reduzir o tempo de mamada e só continuar se ele chorasse. Como ele não chorou, ficou nas mamadas de 10 minutos mesmo e melhorou bastante a quantidade de regurgitos. Ainda assim, as noites pioraram e os choros de cólica continuavam, especialmente entre 05 e 06 da manhã e 17 e 18 da tarde.
Na próxima postagem conto das nossas descobertas na consulta de quatro meses que fizemos na pediatra!
bjs a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)